Imagens e Vídeos em 360º graus

Seja em seus perfis ou nas páginas que administram, as pessoas gostam muito de postar fotos. Diariamente, milhões de fotos são compartilhadas no Facebook e este formato de conteúdo, junto com os vídeos, são as grandes apostas do Facebook para o futuro. Prova disso é o lançamento das fotos e vídeos 360 graus.

 

O QUE SÃO AS FOTOS E VÍDEOS 360 GRAUS DO FACEBOOK?
Você já viu as fotos e vídeos 360 graus no Facebook? Hoje, vamos falar sobre eles e desvendar como eles podem ajudar a promover o seu negócio na maior rede social do mundo.

As fotos em 360 graus é um novo formato de imagem, feito para que as pessoas possam compartilhar uma cena de forma mais próxima de como ela é na realidade. Em linhas gerais, quando você posta uma foto em 360 graus no Facebook, as pessoas podem ver todos os ângulos da cena: acima, abaixo, atrás e ao lado. O mesmo, também ocorre com os vídeos.

Isso é muito legal, pois as pessoas podem ter a sensação do que está por trás da câmera, não apenas a visão daquele ponto do cenário. Legal não é?

COMO FUNCIONAM AS FOTOS E VÍDEOS EM 360 GRAUS?
Quando você postar uma foto 360 graus no Facebook, as pessoas podem interagir com a imagem. Basta arrastar a imagem com o mouse (se estiver vendo no computador), com o dedo ou apenas inclinando o celular, desta maneira a imagem começa a se mover e você pode navegar dentro dela (se estiver no telefone).

COMO AS IMAGENS EM 360 GRAUS PODEM AJUDAR O SEU NEGÓCIO?
As pessoas sempre estão em busca de experiências marcantes e que surpreendam de uma maneira positiva. E quando isso acontece, correm para compartilhar com seus amigos, não é mesmo?

Com uma foto em 360 graus no Facebook, você pode criar experiências incríveis para o seu cliente e também para os possíveis clientes. E estas experiências podem ser diversas, tudo depende da sua criatividade.

NEGÓCIOS LOCAIS E AS FOTOS E VÍDEOS 360 GRAUS
Se você tem um negócio local (padaria, restaurante, imobiliária, shopping, boate, buffet infantil, academia…) pode mostrar o ambiente todo para seus clientes. Você pode também levar seus seguidores para conhecer os bastidores da sua empresa ou algum lugar famoso da cidade, se você trabalha com turismo, por exemplo.

QUER EXEMPLOS?
A minha aluna Débora, tem uma imobiliária, a Atual Imóveis. Ela já está usando as fotos em 360 graus para proporcionar uma experiência diferenciada para seus clientes, enquanto seus concorrentes, em muitos momentos, nem fotos oferecem. Com as fotos 360 graus, os interessados têm uma visão bem diferente do imóvel, antes mesmo da visita. Dê uma olhadinha:

Para quem é artista, as imagens em 360 graus também podem fazer diferença, olha só!
Um caso que bombou na web foi o clipe da música “O Farol”, da cantora Ivete Sangalo. Para o lançamento da música a cantora, que já usa bastante o Facebook e o Instagram para se comunicar com os fãs, investiu no formato de vídeo em 360 graus. 
Ela foi a primeira cantora brasileira a lançar um clipe nesse estilo. O resultado é que ela foi parar nos Trending Topics e em uma hora o vídeo já contabilizava mais de 70 mil visualizações e mais de 2 mil compartilhamentos.

Estas são algumas ideias, mas o que você pode fazer com as imagens e os vídeos depende do ramo do seu negócio e do que você quer transmitir para seus seguidores.

As imagens em 360 graus é mais um formato de conteúdo que irá ajudar você a oferecer um conteúdo diferenciado para os seus fãs e alcançar um engajamento mais alto. Afinal, o cliente se envolve com o ambiente e sente como se estive lá. Pode ser uma forte ferramenta para aumentar suas vendas #ficaadica.


COMO CRIAR E POSTAR FOTOS E VÍDEOS EM 360 GRAUS
Para compartilhar uma foto ou vídeo em 360 graus no Facebook é fácil e rápido. As imagens são mais fáceis, pois basta fazer uma foto usando o modo panorama. Muitos celulares e câmeras têm essa função.

Já os vídeos são um pouco mais complexos, pois você precisa ter uma câmera chamada de esférica. Essa câmera, possui a função de inserir automaticamente as informações de que o vídeo é em 360 graus. Na ajuda do Facebook você pode ter mais informações sobre essas câmeras.

Aqui tem um passo a passo, para você que quer postar uma foto em 360 graus:

Tire uma foto panorâmica com sua câmera fotográfica ou com seu smartphone, iOS ou Android. Alguns smartphones Android não possuem essa função, então, é só baixar um aplicativo que faça fotos 360 graus